quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Percepção Cromática

[capit262.gif]

O olho humano é o órgão responsável pela captação da luz refletida pelos objetos. No entanto, enquanto a visão é um processo complicado, o olho apenas recebe a luz.

O sistema que possibilita a visão pode ser comparado com o de uma máquina fotográfica, pois a luz é refletida, penetrando pela córnea, que faz a focalização da imagem, passando pela íris que regula a quantidade de luz que entra nos olhos aumentando ou diminuído a sua abertura central, a pupila. A luz trespassa através do cristalino, onde converge todos os raios que se focalização na retina, onde se localiza na parte posterior do olho. A retina, por sua vez transforma a luz em impulsos elétricos que chegam aocérebro através do nervo óptico. Como a imagem formada na retina é invertida, cabe ao cérebro decodificar esta imagem e revertê-la a forma original.

Na retina, mais precisamente, na área chamada fóvea central, existem milhões de células fotossensíveis capazes de transformar a luz em impulsos eletroquímicos. São os cones e os bastonetes.

Os bastonetes não possuem nenhuma informação cromática, tendo como responsabilidade apenas as informações de intensidade luminosa dos objetos, não distinguindo diferenças finas entre forma e cor. Já os cones são capazes de fornecer imagens mais nítidas/notórias e detalhadas, proporcionando as impressões de cor. Existem três tipos de cones e cada um é responsável pela informação de um matiz diferente: vermelho, verde ou azul. Estes são a interação dos cones e dos bastonetes que o ser humano é capaz de perceber em todo o espectro cromático.

O olho sofre uma acomodação sempre que tenta visualizar uma área de cor diferente, já que a cada onda de cor converge para pontos diferentes da retina,
sendo necessário que o cristalino sofra pequenas alterações, através de pequenos músculos, para focalizar corretamente a imagem do objeto visualizado, ficando mais
convexo ao focalizar os tons vermelhos e mais relaxado ao focar os azuis.

Sem comentários:

Enviar um comentário