quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Artes visuais: Função e mensagem

MENSAGEM




Na teoria da comunicação, a mensagem é a manifestação física da informação produzida por uma fonte de informação que se destina a alguém. Na realidade, todo o texto escrito que se envia a algum individuo pretende ilustrar uma mensagem, conhecida como um conjunto organizado de signos linguísticos. A ideia de ordem sequencial é também obrigatória na cibernética, onde ilustra uma sequência simples de sinais binários.
O símbolo binário, ou seja dois, constitui-se como uma unidade de informação ~conhecida como bit, que é um acrónimo da expressão inglesa binary digit, ou seja, dígito binário, e traduz a menor unidade de informação que um computador pode usar. A linguagem humana é no total bem organizada e mais complexa do que a que é utilizada nos computadores na transferência de informação ordenada sob a forma de mensagem. A comunicação humana envolve aspectos emocionais que só são notórios na escrita por formas simbólicas. Por outro lado, a imaginação é um caminho de cultura humana, pois não é possível transferir para as máquinas dos dias de hoje processarem mensagens, desde o computador ao telemóvel.
A teoria da comunicação ignora o significado intrínseco da mensagem, pois o que avalia nesse processo de transmissão é uma forma de comunicação e não um contéudo interpretável.




Função









As funções tem como objectivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o facto de enfatizar algum recurso, ou ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem.
A mensagem ocupa o lugar central, constituindo o motor de todo o processo de comunicação, que pode ser afectado de diferentes formas conforme os usos da linguagem. A estes diferentes usos, chamou Jakobson funções da linguagem, que se distribuem consoante o tipo de mensagem.
Os tipos de funções que podemos encontrar são:
  • Função referencial
  • Função fálica;
  • Função conotativa;
  • Função poética;
  • Função metalinguistica;
  • Função emotiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário