quinta-feira, 22 de abril de 2010

3)A adição da Luz - RGB



O RGB é a abreviatura do processo de cores aditivas, formadas por:

a) Vermelho (Red);

b) Verde (Green);

c) Azul (Blue).

A função principal dos sistemas do RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos, como por exemplo, monitores de televisões, computadores, "datashows" - retroprojector, scanners e câmaras digitais.

Em contrapartida as impressoras utilizam o modelo CMYK ( Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (BlacK) de cores subtractivas.

O modelo RGB é baseado na teoria da visão colorida, descoberta por Young-Helmholtz e o triângulo de cores é da autoria de Maxwell.

O principal objectivo do modelo de cores RGB é a detecção, representação e exibição de imagens em sistemas electrónico, mas também tem vindo a ser utilizado na fotografia convencional.

Este modelo discute conceitos comuns a todos os espaços de cores diferenciados que utilizem o mesmo, pois são usados numa aplicação ou imagem tecnológica que produza cores.

Quando a intensidade dos componentes são os mesmos o resultado é um tom cinza, mais escuro ou mais claro.

Quando as intensidades são diferentes o resultado é uma cor colorida, mais ou menos saturada, dependendo da função da diferença dos mais fortes e dos mais fracos das cores primárias.


Quando um dos componentes tem a maior intensidade a cor apresenta-se com um tom próximo dessa cor primária (avermelhado, esverdeado ou azulado) e quando os dois componentes possuem a mesma intensidade ou mais forte a cor apresenta uma tonalidade de uma cor secundária (sombra de ciano, magenta e amarelo).


Sem comentários:

Enviar um comentário