sábado, 24 de abril de 2010

Círculo cromático





O que é o círculo cromático?

A cor pode ser representada por um círculo cromático.

Um círculo cromático é uma maneira de representar o espectro visível de forma circular.

As cores são organizadas em sequência numa circunferência com a ordem de frequência espectral.

Sobre o círculo cromático:


· Organização de todas as tonalidades de cores em torno do círculo, onde demonstra as relações entre as cores, consideradas cores primárias, cores secundárias, cores complementares, etc;

· Rigor no dispositivo mecânico que gira com uma variedade de cores dispostas como pétalas ou gradientes em torno do cubo.

· Existem pessoas que classificam a roda das cores de diferentes modos como o disco de cores e as variedades de escala de cores.

· Como este é um modelo ilustrativo, os artistas costumam usar vermelho, amarelo e azul que se designam por cores primárias (sistema RYB), dispostas em três pontos igualmente espaçados em torno de sua cor roda.

As impressoras e outros meios tecnológicos usam métodos modernos com cores subtractivas, mas também existe alguns aparelhos electrónicos com cores subtractivas, como o magenta, o amarelo e o ciano.

O centro da gravidade é geralmente no preto, representando todas as cores da luz ser absorvida. No centro está o branco ou cinza, indicando uma mistura de diferentes comprimentos de onda da luz.

· Os círculos de cores modernas incluem a cor púrpura, mas no entanto, encontra-se entre o vermelho e o violeta.

Os psicólogos costumam utilizar as cores primárias (aditivas: vermelho, verde e azul) e muitas vezes referem-se à sua disposição de um círculo de cores na oposição a uma roda de cores.


1 comentário: