sábado, 24 de abril de 2010

A cor na publicidade




Na publicidade existem algumas indicações quanto ao uso das cores:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atracão; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode abusar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

Sobre as cores na publicidade:

As cores mais suaves e discretas possuem um comprimento de onda mais curto e rápido mexendo com os nossos sentidos mais elevados, os espirituais.

São cores que acalmam a circulação do sangue esfriando a temperatura do corpo. Estas são designadas como as chamadas cores frias. Já as cores quentes, que são cores que chamam mais a atenção, ficam mais em evidência, isto é, tem um alto poder de influência.

São cores com uma onda de frequência mais longa e lenta que envolvem os sentidos instintivos e materiais. Estimulam a circulação sanguínea elevando assim a temperatura do corpo.

A publicidade usa estas técnicas para manipular e atrair a atenção do seu público-alvo, estimulando a compra dos produtos. Nesta área vários factores misturam-se para poder determinar a cor exacta que irá representar a intensidade contida em cada mensagem.

A cor esta muito ligada à moda, como na vida quotidiana, por isso na publicidade as pessoas representam o estilo de vida do homem.
A propaganda tem uma característica forte de nunca expressar os aspectos negativos da sociedade. Eles tentam passar uma imagem de uma realidade bela, pura e feliz.

O básico na publicidade a ser observado é o grau de atenção que poderá ser despertado no consumidor. As cores têm uma capacidade muito rápida de atrair emocionalmente o mesmo.

De acordo com estudos da psicologia, a utilização das cores na publicidade constitui um dos códigos de comunicação não verbal mais exactos e efectivos.

As cores não só são importantes na aparência e na visualização que oferecem ao logótipo da marca ou á embalagem dos materiais/produtos, mas também pela mensagem que transmitem ao subconsciente.

Os publicitários aproveitam os significados das cores para provocar diversos sentimentos: calma, poder, alegria, desejo, paixão, força, elegância, pureza, entre outras sensações.



Sem comentários:

Enviar um comentário