segunda-feira, 26 de outubro de 2009

2 Módulo- prespecção visual

Introdução ao alfabeto visual/carácter e conteúdo

O alfabeto visual consiste em várias parte, como as que passo a citar:

·

Linha – a linha é uma marca contínua ou com aparência de contínua. Quando é traçada com a ajuda de qualquer instrumento sobre uma superfície, chama-se linha gráfica e é o sinal mais versátil, pois pode sugerir movimento e ritmo, comunicar sentimentos e sensações.

·

Superfície e textura – quando observamos uma superfície, percebemos que suas características podem ser diferentes da impressão que nos deu a primeira vista. Uma superfície aparentemente lisa pode se mostrar, vista por meio de uma lente, com outra personalidade: enrugada, crespada, aveludada, acetinada, ondulada, entre outras.

· Cor – Quando a luz atinge um objecto, uma parte dos raios luminosos é absorvida pelo objecto e se transforma em calor enquanto a outra parte, é reflectida e atinge nossa visão.

· Luz, sombra, volume – quando há luz, há sombra, essa conjunção de dois elementos permite a percepção do volume, luz e sombra são companheiros inseparáveis.O contraste entre luz e sombra é chamado de efeito claro – escuro. Os artistas da Renascença utilizaram esses efeitos por meio da técnica do esfumato, que dá a pintura as gradações estabelecidas pela luz.



Sem comentários:

Enviar um comentário