quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Muybridge e o advento do início do Cinema {Caleidoscópio e Zootropo)




Eadweard James Muybridge nasceu na Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos por volta de 1852. Começou sua carreira de fotógrafo em 1860 na Califórnia e logo se tornou conhecido como um grande fotógrafo de paisagem.

Em 1872, Leland Stanford, o ferroviário e ex-governador da Califórnia, questionou Muybridge sobre a possibilidade de comprovar se um cavalo galopando ficava, mesmo por pouco tempo, com as quatro patas fora do chão. A fotografia naquela época não estava muito desenvolvida mas, mesmo com essas restrições técnicas, Muybridge conseguiu satisfazer Leland que era amigo de Frederick MacCrellish. Com o auxílio de três baterias das máquinas fotográficas, era possível registar o movimento de vários ângulos. As fotografias eram tiradas numa velocidade 1/6000s.

Muybridge desenvolveu novas técnicas, de equipamentos e químicos, conforme a sua necessidade, pois o zoopraxiscópio projectava em sucessão rápida, imagens simulando movimento. Esta invenção é considerada, para muitos estudiosos, como a Invenção do Cinema. Além do estudo do movimento de animais, Muybridge deixou-nos uma enorme quantia de imagens de homens, mulheres e crianças em acção. O método do movimento de Muybridge serviu de matéria de pesquisa para atletas, artistas, cientistas, todos aqueles que necessitavam conhecer por completo o funcionamento dos músculos e o centro de gravidade dos corpos em movimento.




O Zootropo


[zootropo01.gif]



Zootroscópio pode ser também chamado por Zootropo , embora sendo mais um dos brinquedos ópticos que nos permite a observação de um movimento contínuo.

Através das ranhuras, podemos ver a ilusão do movimento dado pelo andamento do Zootropo. Sendo a sua construção relativamente simples e executável em vários materiais. Os desenhos do Zootropo devem ser animados em ciclo.

Os desenhos são animados em tiras de papel que fazem lembrar a película cinematográfica. Num único aparelho podem ser vistas várias animações, basta para isso trocar a fita, tal como no cinema.


O caleidoscópio

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam a cada movimento combinações variadas de efeito visual.



Sem comentários:

Enviar um comentário