domingo, 18 de outubro de 2009

Os irmãos Lumière e a primeira projecção pública




Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière, os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.

Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumiére, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da fábrica Lumière , instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.

O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projector de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.

Os irmão Lumière são considerados os fundadores da sétima arte. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial.

A primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Setembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La ciotat, no sudeste da França. Mas a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa continha dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.

As imagens em movimento tiveram uma grande influência na cultura popular da época: L´árrivée d´un train en gare de la coitat , filmes de actualidades, Le déjeuner de bébé (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L´arroseur arrosé (O "Regador" Regado).


Sem comentários:

Enviar um comentário