segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Niépce e a primeira heliografia



Em 1826, e após alguns anos de várias tentativas, Niépce, recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judéia, que tinha como uma das suas propriedades, endurecer, quando atingido com luz. Como revelador, utilizou uma espécie de essência/óleo de lavanda, que dissolvia o betume irregularmente nos vários pontos da chapa, conforme a maior ou menor acção da luz nesses pontos, formando-se assim a imagem fotográfica.

Dessa experiência, resulta, a que é considerada hoje, a primeira fotografia da história - "Point de Vue du Gras". A imagem captada da janela do sótão de sua casa de campo, em Saint-Loup-de-Varennes - Le Gras/Chalon-sur-Saône, mostra-nos o terreno da sua granja.
Calcula-se que o tempo de exposição da fotografia tenha sido cerca de 8 horas.

Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todos os historiadores nesta área a consideram como a primeira fotografia permanente no Mundo. Este processo, atrás descrito, ficou conhecido como Heliografia - gravura com luz solar, tendo o inconveniente da baixa velocidade de captação e pouca qualidade de imagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário