quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Da arte rupestre as sombras chinesa


Introdução
As primeiras manifestações pictóricas deu-se na arte rupestre e depois nas sombras chinesas.

Arte rupestre


Primeiras forma de expressão:

A arte rupestre/pintura rupestre ou gravura rupestre, é o nome que se dá às mais antigas representações de imagens conhecidas, as mais antigas datadas do período paleolítico, gravadas em abrigos ou cavernas, em paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente em épocas da pré-historia.


As sombras chinesas



O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo actualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.

Como surgiu o teatro de sombras?

O teatro de sombras surgiu depois de ter existido uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinasta Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado. E seria cortado seus testículos.

O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.

Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.


Sem comentários:

Enviar um comentário