segunda-feira, 1 de março de 2010

A câmara fotográfica digital - CCD (censor da câmara digital)


O que é um CCD?



CCD é uma sigla, que depois de ser desvendada podemos ver que se trata de um censor da câmara fotográfica.

As câmaras digitais capturam as imagens através de um CCD, ou seja, censor da câmara digital.

Os censores têm um campo de visão estreito, que para capturar as imagens com um ângulo de visão mais alargado, sem distorções, são necessárias lentes de posses mais elevadas e que usualmente só as equipes profissionais as possuem.

Também foram criadas recentemente um novo censor. Censor este que também permanece nas câmaras digitais como o outro mas a nova invenção é curva, conseguindo capturar imagens a ângulos mais alargados e sem qualquer notoriedade de distorção.

O censor situa-se na câmara digital no mesmo lugar onde se situava o filme na câmara analógica. Quando tirávamos uma fotografia o filme rodava e ia para a próxima pose, ou seja, próxima foto. Mas com o avanço da tecnologia agora o censor não roda, automaticamente manda a fotografia para o processador da câmara, o cartão de memória, assim a câmara fica pronta para a próxima fotografia.

O censor define a qualidade da imagem final.

Existem dois tipos de censores:

  • CMOS;
  • CCD.



Os censores de CMOS têm uma vantagem, que é a de consumir em menor quantidade a bateria e de ter um preço muito mais baixo. As câmaras que usam censores do tipo CMOS são qualificadas com um preço mais baixo. A qualidade da sua resolução da nitidez em lugares mais escuros/ com pouca luz é muito maligna, trazendo bastantes ruídos.

Os censores de CCD têm uma óptima reputação no mercado por serem mais flexíveis em situações onde se possam encontrar com pouca luminosidade, e mesmo com tal dificuldade cria imagens mais nítidas, sem quaisquer ruídos, óptima escala de cores, etc.

Por outro lado também têm alguns defeitos, que possam por em causa a compra da câmara com este censor.

Uma das desvantagens é a bateria. Nestas câmaras a bateria gasta-se com bastante facilidade e tendem a ter resultados bastante piores em situações com bastante luminosidade.










Sem comentários:

Enviar um comentário