segunda-feira, 1 de março de 2010

Dimensão/resolução




O que é a dimensão?

A dimensão são consideradas as imagens bitmaps, que são enormes grades rectangulares, como por exemplo os tabuleiros de xadrez. As chamas “grades” são compostas por pixéis. As dimensões das “grades” de que estamos a falar referem-se á quantidade de pixéis que a imagem possui na altura e na largura.
O número de centímetros na altura são os mesmos na largura.
A dimensão não tem nada a ver com o tamanho físico da imagem. Por mais que estiquemos nunca conseguimos alterar o número de pixéis.

O que é a resolução?

A resolução é o número de pixéis existente em cada unidade de medida. Por exemplo se definirmos a resolução em 72ppi significa que em cada polegada terá de conter 72 pixéis. Ao imprimir uma imagem de 144 pixéis, ela sairá no tamanho de 2 polegadas.
Se a resolução for definida em 5ppi e a imagem possuir a largura de 5 pixéis, significa que tem uma polegada de tamanho.
Se a resolução for definida em 10ppi e a imagem possuir a largura de 5 pixéis, significa que a imagem terá a metade de uma polegada.
Se a resolução for de 3ppi e a imagem possuir cerca de 5 pixéis, o tamanho da imagem será de quase 2 polegadas.
Quanto maior for a resolução menor é o tamanho da imagem, melhorando a qualidade da imagem. Mas visto de outra forma, quanto menor a resolução maior o tamanho da imagem, que terá uma qualidade inferior, correndo o risco do tal serrilhamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário