segunda-feira, 1 de março de 2010

Exportação (formatos)




Quando exportamos alguma imagem de diferentes formatos nem sempre a qualidade da mesma se mantém, o que nos obriga a fazer alguns ajustes.

Tipos de formatos:

· GIF - É o formato de armazenamento de imagens utilizadas na internet. Este formato cria armazenamentos de imagens de tamanhos pequenos em relação aos outros formatos. É obséquio essa compactação que é um formato ideal para utilização na internet, ou seja, o mais apropriado para o momento. O tipo de compactação utilizada no formato de GIF move-se melhor quando a imagem tem zonas contínuas da mesma cor. Estas imagens possuem cerca de um máximo de 256 cores. Devido a todas estas enumeram razões o formato não é aconselhável para as fotos.

· JPEG - O formato JPEG foi criado para comprimir imagens retiradas do mundo real. Funciona com facilidade com fotografias e desenho naturais, mas não é tanto eficaz com desenhos de letras, linhas e cartoons. O formato JPEG permite uma escala compressiva das imagens. Devido ao seu processo de compressão as perdas de imagem acontecem quando é editada e pode ficar com qualidade inferior do que a original.

· PNG - O formato PNG surgiu no ano de 1996 para substituir o formato GIF. Este formato tem uma elevada/alargada série de profundidade de cores e uma alta opressão. A maior qualidade deste formato é a permissão de comprimir as imagens sem uma perda significativa de qualidade. Este é o formato ideal para imagens que precisam de assegurar a sua qualidade. Apesar dos mesmos benefícios este formato não é o mais utilizado nem o mais suportado/sustentado.

· TIIF – O TIIF é um formato gráfico antigo que permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais, também como as imagens catalogadas, utilizando a paleta de cores. Este formato também permite a utilização de variados espaços de cores como: RGB; CMYK, CIELa b; YUV.

· PCD - Este formato foi lançado pela empresa Kodak no ano de 1992, utilizando uma parte de um método de digitalização e armazenamento de imagens para fornecer a procura no início do reconhecimento/sucesso das imagens digitais. Esta configuração deu inicio a um rolo de filme capturado por um scanner em imagens com cerca de 36 bits e modificado em cartórios digitais por uma época de tratamento, que lhe foi dado o nome de Photo Imaging Workstation (PIW). As imagens são gravadas num CD que utiliza uma construção especial que têm de ser conciliado com os leitores de CD. Este formato não atingiu o sucesso pretendido para se designar no mercado e foi suspensa pela empresa Kodak. Embora o formato ainda seja utilizado e aceite pelos principais programas de edição de imagens.

· BITMAP – Esta sigla significa um mapa de Bits. Este formato é composto por pixéis que são determinados e coloridos de formas diferenciadas para formar um modelo. A sua extensão é designada de BMP e é considerado um modelo do Windows.

Sem comentários:

Enviar um comentário