terça-feira, 16 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

Operações de manipulação e edição de imagem




Sem grande dificuldade e de fácil acesso, podemos alterar uma imagem em qualquer sentido e da forma como nos agradar.

Nas imagens podemos alterar variados parâmetros:

• Cores;

• Volumes;

• Superfícies;

• Formas;

• Feitios;

• Decoração;

• Adicionar molduras;

• Adicionar vários tipos de cores (escala de cinzentos, sépia, preto e branco, negativo e relevo);

• Etc..

Actualmente existem variados tipos de programas que oferecem automaticamente as ferramentas para darmos inicio às alterações que nos são convenientes. Um dos programas que mais obteve sucesso e que é recomendado é o Photoshop.

Existem 7 categorias que temos de ter em conta:

• Operações de edição; (possibilitam a alteração dos pixéis da imagem)

• Operações de filtragem; (permite aplicar efeitos na imagem)

• Operações sobre pontos; (aplicam uma função a cada pixel desenvolvendo uma imagem diferente mas sempre com base na original, deixando de realçar e corrigir as cores da imagem)

• Operações de conversão de imagem; (envolve a compressão e a descompressão de imagens, a alteração da cor do modelo e a sua profundidade)

• Operação de conversão entre formatos; (permite-nos converter a imagem de um formato para o outro)

• Transformações geométricas; (permite-nos deslocar, rodar e também a inverter as imagens)

• Operações de composição; (misturamos grupos de pixéis de diferentes imagens e criamos uma só imagem)

Exportação (formatos)




Quando exportamos alguma imagem de diferentes formatos nem sempre a qualidade da mesma se mantém, o que nos obriga a fazer alguns ajustes.

Tipos de formatos:

· GIF - É o formato de armazenamento de imagens utilizadas na internet. Este formato cria armazenamentos de imagens de tamanhos pequenos em relação aos outros formatos. É obséquio essa compactação que é um formato ideal para utilização na internet, ou seja, o mais apropriado para o momento. O tipo de compactação utilizada no formato de GIF move-se melhor quando a imagem tem zonas contínuas da mesma cor. Estas imagens possuem cerca de um máximo de 256 cores. Devido a todas estas enumeram razões o formato não é aconselhável para as fotos.

· JPEG - O formato JPEG foi criado para comprimir imagens retiradas do mundo real. Funciona com facilidade com fotografias e desenho naturais, mas não é tanto eficaz com desenhos de letras, linhas e cartoons. O formato JPEG permite uma escala compressiva das imagens. Devido ao seu processo de compressão as perdas de imagem acontecem quando é editada e pode ficar com qualidade inferior do que a original.

· PNG - O formato PNG surgiu no ano de 1996 para substituir o formato GIF. Este formato tem uma elevada/alargada série de profundidade de cores e uma alta opressão. A maior qualidade deste formato é a permissão de comprimir as imagens sem uma perda significativa de qualidade. Este é o formato ideal para imagens que precisam de assegurar a sua qualidade. Apesar dos mesmos benefícios este formato não é o mais utilizado nem o mais suportado/sustentado.

· TIIF – O TIIF é um formato gráfico antigo que permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais, também como as imagens catalogadas, utilizando a paleta de cores. Este formato também permite a utilização de variados espaços de cores como: RGB; CMYK, CIELa b; YUV.

· PCD - Este formato foi lançado pela empresa Kodak no ano de 1992, utilizando uma parte de um método de digitalização e armazenamento de imagens para fornecer a procura no início do reconhecimento/sucesso das imagens digitais. Esta configuração deu inicio a um rolo de filme capturado por um scanner em imagens com cerca de 36 bits e modificado em cartórios digitais por uma época de tratamento, que lhe foi dado o nome de Photo Imaging Workstation (PIW). As imagens são gravadas num CD que utiliza uma construção especial que têm de ser conciliado com os leitores de CD. Este formato não atingiu o sucesso pretendido para se designar no mercado e foi suspensa pela empresa Kodak. Embora o formato ainda seja utilizado e aceite pelos principais programas de edição de imagens.

· BITMAP – Esta sigla significa um mapa de Bits. Este formato é composto por pixéis que são determinados e coloridos de formas diferenciadas para formar um modelo. A sua extensão é designada de BMP e é considerado um modelo do Windows.

Dimensão/resolução




O que é a dimensão?

A dimensão são consideradas as imagens bitmaps, que são enormes grades rectangulares, como por exemplo os tabuleiros de xadrez. As chamas “grades” são compostas por pixéis. As dimensões das “grades” de que estamos a falar referem-se á quantidade de pixéis que a imagem possui na altura e na largura.
O número de centímetros na altura são os mesmos na largura.
A dimensão não tem nada a ver com o tamanho físico da imagem. Por mais que estiquemos nunca conseguimos alterar o número de pixéis.

O que é a resolução?

A resolução é o número de pixéis existente em cada unidade de medida. Por exemplo se definirmos a resolução em 72ppi significa que em cada polegada terá de conter 72 pixéis. Ao imprimir uma imagem de 144 pixéis, ela sairá no tamanho de 2 polegadas.
Se a resolução for definida em 5ppi e a imagem possuir a largura de 5 pixéis, significa que tem uma polegada de tamanho.
Se a resolução for definida em 10ppi e a imagem possuir a largura de 5 pixéis, significa que a imagem terá a metade de uma polegada.
Se a resolução for de 3ppi e a imagem possuir cerca de 5 pixéis, o tamanho da imagem será de quase 2 polegadas.
Quanto maior for a resolução menor é o tamanho da imagem, melhorando a qualidade da imagem. Mas visto de outra forma, quanto menor a resolução maior o tamanho da imagem, que terá uma qualidade inferior, correndo o risco do tal serrilhamento.

Fotocomposição




O que é a fotocomposição?

A fotocomposição é a constituição tipográfica realizada pela projecção de caracteres sobre o papel ou película de filme fotossensível.
Esta tecnologia foi inserida no ano de 1944. As duas primeiras fotocompositoras foram transmitidas através de um aparelho francês Photon e o Fotosetter que pertencia á empresa intertype.
Para a fotocomposição ser bem efectuada e sem erros é preciso para tal procedimento uma película transparente onde a luz foca/projecta uma imagem de gilfos sobre o papel fotográfico. O sistema óptico é também fundamental, pois ajusta o tamanho atingindo o corpo pretendido.
Louis Marius Moyroud e Rene Alphonse Higonnet foram os primeiros e únicos fundadores da máquina de fotocomposição funcional.

Retoque da imagem







O retoque de imagem consiste no melhoramento ou aperfeiçoamento de erros que possam ser cometidos no acto de tirar a fotografia. O programa mais indicado e preparado para arranjar as fotografias é o Photoshop. Neste programa podemos remover os olhos vermelhos, iluminar determinados sítios na imagem em que se encontram mais escuros, riscos, recuperar fotos desgastadas pelo tempo, danificadas por dobras, arranhões, dá mais brilho á foto e por vezes até adiciona funções ou retoque fictícios que na realidade não somos como criamos na imagem.

Diferentes tipos de programas para a edição de uma imagem:

  1. PhotoFiltre 6.2.1;
  2. Recolored 0.7.1 Beta;
  3. Picasa2 2.2.0;
  4. FastStone image Viewer 2.30;
  5. The Gimp for Windows (version 2.2.1);
  6. Entre outros ...


















Compressões




O que são as compressões?

• As compressões de dados são a execução de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo.

• Este acto só é realizado através de diversos processos cálculo de compressão, reduzindo a quantia de Bytes para representar um dado, sendo esta uma imagem, um texto, ou um ficheiro qualquer.

• Comprimir dados prepara-se também de retirar algo a mais pois uma já diz o que a outra tinha dito, baseando-se em dados que contêm informações redundantes que precisam de ser eliminadas forma alguma.

• A esta função podemos chamar de código ou protocolo, que quando damos continuação, elimina os bits excessivos de informações, de maneira a diminuir tamanho dos ficheiros.

• Por exemplo, a sequência "AAAAAA" que ocupa cerca de 6 bytes, poderia ser representada pela sequência "6A" que ocupa 2 bytes economizando 67% de espaço.

• Os dados são comprimidos por diversos motivos.

• Os novos tipos de armazenamento, como os discos rígidos, que ganham mais desempenho diminuindo mais tempo em transmissões.

Tipos de compressões de imagens:
• ZIP;
• RAR;
• GZ;
• ARJ.

Protocolos

O que é um protocolo?

Um protocolo é um ajustamento ou modelo que controla e possibilita uma relação, comunicação ou transformação de dados entre dois sistemas informáticos.
Um protocolo pode ser definido como “as regras que governam”: a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação.
Os protocolos podem ser desenvolvidos pelo hardware, software ou pode ser por uma combinação dos dois softwares.





O que é um bluetooth?

O Bluetooth é um padrão generalizado de comunicação sem necessidade de qualquer tipo de fios e possui um consumo bastante reduzido de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos conciliáveis com a tecnologia.
Para esta conexão é necessária uma combinação de hardware e software que se utiliza para a permissão dessa comunicação que ocorra entre os
distintos tipos de mecanismos.
A transmissão de dados é concluída através de radiofrequência, possibilitando que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições ou distâncias, desde que estejam dentro do limite de proximidade.

O alcance do Bluetooth foi dividido em três classes, para que possamos optar pela nossa necessidade:

· Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros;

· Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;

· Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.

A velocidade de transmissão de dados no Bluetooth é reduzida.

Até ha versão 1.2, a taxa pode elevar no máximo cerca de 1 Mbps.

Na versão 2.0, esse valor modifica-se para cerca de 3 Mbps.

Apesar das taxas serem curtas, são suficientes para uma conexão razoável entre a maioria dos dispositivos.

Contudo, a procura de velocidades mais elevadas é constante, como marca a chegada da versão 3.0, capaz de atingir taxas de 24 Mbps.

Infravermelhos



O que são os infravermelhos?

A transferência de dados por infravermelhos é desenvolvida de acordo com os modelos e protocolos da Infrared Data Association (IRDA).

Estas normas foram estabelecidas para permitir elementos de reduzido custo e condições de reduzido consumo e para activar ligações, satisfazendo para anotar dispositivos de infravermelhos uns para os outros.

Os transmissores de infravermelhos estão actualmente instalados/inseridos
na maioria de todos os computadores portáteis recentes.

Para um computador que não tenha um transmissor de infravermelhos inserido, pode instalar um transmissor de infravermelhos externo.

A função dos infravermelhos é proporcionada através da funcionalidade de transferência de ficheiros de Ligação sem fios, impressão por infravermelhos (IrLPT), transferência de imagens por infravermelhos (IrTran-P) e capacidades de funcionamento em rede de infravermelhos (IrNET e IrComm).